O mercado de academias tem evoluído rapidamente. Mês passado tracei um panorama dessa evolução atrelado à Arquitetura e agora é o momento de dar um passo à frente e entender como deixar a Arquitetura e, consequentemente, a Gestão preparados para esse novo momento.
O consumidor está valorizando cada vez mais o serviço diferenciado e os espaços adequados para cada atividade. Na Nova Arquitetura, precisamos antever o que o seu cliente valoriza e planejar o espaço para surpreendê-lo. E não somente espaços para treino! Ter ambientes de exercício motivantes é praticamente como ter um bom serviço: uma obrigação de todas as academias. Para surpreender o novo consumidor, você deve ir além e ter ambientes de conforto, convivência e relaxamento, entre outros perfeitamente planejados para o seu cliente.
E para saber o que colocar e como planejar você precisa fazer a Gestão de sua Arquitetura!
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Note que fazer a gestão não é desenvolver o projeto de arquitetura, portanto, você não precisa ser arquiteto para isso! Você precisa ter conhecimento dos principais conceitos de Arquitetura focada na experiência do cliente!
Perceba como estão as suas instalações sob o ponto de vista de seu cliente e do visitante: qual o nível de conforto que a sua academia fornece, qual a sensação que ele tem em cada ambiente, como é o seu fluxo de circulação.
Conheça também as tendências de mercado e as tendências de arquitetura. Veja como são as instalações dos restaurantes e lojas que o seu cliente gosta de frequentar no momento de lazer!
E aí é o momento de planejar a sua arquitetura: liste todas as intervenções que você precisa fazer. Coloque uma estimativa de orçamento de cada uma e prazo de execução. Anote quais delas precisarão de um projeto de arquitetura e inclua o prazo e o custo do projeto nessa lista.
Com essa lista em mãos, defina que mês ou trimestre você irá realizar cada intervenção. Você verá que algumas são muito simples e de baixo custo e outras mais complexas. Tenha em mente o custo-benefício de cada decisão para finalizar o planejamento.
Depois, é só colocar as mãos na massa e desfrutar dos resultados. Mas não acabou! O processo tem que ser retroalimentado, pois seu cliente muda, o mercado muda e você deve sempre voltar ao começo e entender o que precisa ser feito de novo, planejar, executar e assim sucessivamente.
Coloque a Gestão da Arquitetura no seu dia a dia!!!