Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Arquitetura de dentro para fora: Os Novos Espaços de Descompressão

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

As pessoas chegam na sua academia buscando acolhimento. Elas podem até achar que estão atrás somente de melhorar o corpo, mas no fundo, o que está por trás disso é a busca pelo bem-estar, físico e mental.

Uma das áreas da Nova Arquitetura é o espaço para descompressão, um lugar especialmente planejado para relaxar, antes ou depois do treino.

O local de descompressão pode ser uma sala fechada, um pequeno cantinho um pouco afastado ou até um espaço no jardim. O importante é criar uma atmosfera que propicie o relaxamento e a desconexão com o agito do dia a dia.

Ficou interessado nesse artigo?

Aproveite a promoção somente neste mês de novembro/2021 e faça sua assinatura VITALÍCIA da REF&H com um único investimento de R$ 120,00 e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

O ambiente precisa seguir algumas premissas:

  • Não ter barulho, seja por isolamento acústico, afastamento do barulho ou ainda por disponibilizar fones de ouvido.
  • Ter som ambiente de música muito tranquila ou ainda sons da natureza.
  • Propiciar espaço para sentar de forma muito confortável, como pufes, almofadas, redes ou poltronas desconstruídas.
  • Manter a iluminação baixa, de preferência com luzes indiretas. Luminárias de mesa funcionam muito bem.
  • Ter uma ambientação aconchegante, com tapete, texturas diferentes, quadros (que podem até ter frases motivacionais).

Além disso, são bem-vindas fonte com água correndo, vegetação, ventilação natural e tudo o que remete ao bem estar.

Eu sugiro que você não permita que os seus alunos entrem com o celular (deixe um móvel com chaves próximo da entrada para armazená-lo). Também é bom criar um quadro com as regras do seu ambiente.

Quanto ao estilo de ambientação, siga a Trilha da Experiência: a decoração deve ser definida em função do que o seu cliente valoriza. E a própria implantação desse espaço faz sentido para um grande número de pessoas, mas não para todas. Então, veja se dentro do universo de alunos existe uma quantidade expressiva de pessoas com necessidade de relaxamento. Pode ser que para alguns perfis de academias, essa área de descompressão seja permanente. Para outras é provisória, então capriche muito nesse espaço, mas sem gastar demais.

Use a Arquitetura sempre de forma estratégica!!!

Mês que vem vou continuar a série Arquitetura de Dentro para Fora, falando da Nova Arquitetura para a área de Treinamento Funcional!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar