Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Arquitetura de dentro para fora: Área de Funcionários

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

Chegamos juntos ao meio deste ano! Espero que você já tenha colocado a Gestão da Arquitetura no seu dia a dia e que também esteja alinhado em demonstrar ao seu cliente que o nosso mercado é de promoção de saúde física e mental!

Nesse segundo semestre, vou compartilhar com vocês a cada mês as melhores práticas de arquitetura para cada ambiente da academia. No final do ano você terá um roteiro de como deixar todos os ambientes dentro do conceito da Nova Arquitetura!

E para começar, a área mais importante de todas, onde ficam as pessoas que cuidam de seus clientes: a área de funcionários!!!!

Sugestões para a área de funcionários

Antigamente, os empresários deixavam um espaço pequeno, úmido e desconfortável para ser “o cantinho” dos colaboradores. Isso não faz mais sentido hoje. Os funcionários precisam estar confortáveis para desenvolver o seu potencial de trabalho ao máximo. E isso quem diz não sou só eu. Todos os estudos sobre arquitetura corporativa pregam que devemos motivar nossos colaboradores através de espaços adequados!

Todo mundo que passa o dia inteiro trabalhando precisa de espaços adequados para fazer as refeições, relaxar no momento de folga ou estudar!

No caso dos professores, que muitas vezes acumulam vários trabalhos, esse espaço de relaxamento é mais importante ainda!  O ideal é que esses os lugares para esses três momentos aconteçam em ambientes separados, se o tamanho da academia permitir (acima de 1.000m2 de área total já é possível). Se for uma só sala ela deve ser bem planejada para que cada colaborador possa ficar na frente de um computador ou um livro, possa deitar e possa fazer suas refeições sentado em uma mesa ou bancada adequada.

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Siga essas dicas para a área de funcionários da sua academia:

  • Na área de refeições, vale lembrar de colocar uma geladeira que dê para separar as refeições de cada profissional, um filtro, bebedouro ou galão de água, um micro-ondas e talvez uma sanduicheira elétrica ou ainda uma máquina de café.
  • Na área de relaxamento, futons com almofadas no chão, pufes confortáveis ou até poltronas reclináveis são muito bem-vistos. O ideal é que a luz seja mais baixa nesses espaços.
  • Na área de estudar, a luz deve ser adequada à leitura e a cadeira confortável.

Faça o padrão de acabamento e decoração desses espaços similar ao restante da academia: com isso, você passa a mensagem que o colaborador é importante para a empresa. E não se esqueça dos armários individuais grandes o suficiente para mochila de treino, capacete de moto e alguns objetos pessoais e de tomadas para carregar o celular.

Vale lembrar também que a área de lavagem de panos, armazenamento de material de limpeza ou área de manutenção não pode dividir espaço com os funcionários. Elas são importantes, mas em outro lugar!

Fique atento para ajudar os seus colaboradores a prestar um serviço de excelência aos seus clientes!!

Na próxima edição vou falar da avaliação física, o primeiro contato do aluno com o seu serviço!  Até lá, use a Arquitetura a favor da sua academia!

Conte comigo!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar