O ano de 2020 nos ensinou que devemos ficar atentos e ser muito rápidos para mudar quando necessário. Mais do que nunca, é momento de estar com a gestão de sua Arquitetura em dia, já que faz parte da gestão conhecer como está a sua estrutura, entender qual a expectativa e necessidades de seu cliente em relação ao espaço e ter o planejamento do que fazer mês a mês para superar a expectativa de seus clientes.
Ninguém conhece o seu cliente melhor do que você mesmo, mas existem tendências de consumo a que você deve estar atento para ver de que forma se aplicam à sua realidade e que geram os 3 passos para colocar a arquitetura de sua academia em dia!
As pessoas estão com novos hábitos de trabalho: 12% das pessoas que trabalham em escritórios ainda estão em home office; há uma parcela grande de trabalhadores que ficaram sem emprego durante a pandemia e acabaram se tornando profissionais liberais ou pequenos empreendedores, também trabalhando em sua própria casa e, por fim, em grupos que analisam o comportamento do consumidor, vemos declarações de pessoas que mudaram seus horários e hábitos, passando a equilibrar melhor vida pessoal e vida profissional.
Esses dados nos mostram que uma parte dos consumidores não trabalha mais 8 horas por dia em um escritório, trabalha até mais tempo, mas com flexibilidade de horários e de local. Essas pessoas param para conversar com um cliente ou desenvolver alguma outra parte de seu trabalho onde estiverem.
Além disso, também percebemos que essas pessoas, ao estarem mais solitárias no seu tempo de trabalho, estão valorizando mais ainda o seu momento de lazer e de convivência com amigos.
Espaços de convivência
Tendo isso em vista, minha recomendação número 01 para a sua arquitetura é que você tenha espaços para o cliente passar mais tempo na academia: coworking, lanchonete (pode ser de autosserviço), espaço para convivência e jogos.
Mas academia é o local de manutenção da saúde e para isso, precisamos continuar estimulando os clientes a fazerem seus exercícios com frequência. E sabemos o quanto pode ser difícil o retorno de quem ficou inativo por muito tempo e quanto é desafiador acolher o novo cliente, aquele que não frequentava academia há mais de 5 anos ou nunca frequentou.
Circuitos e cenários
Para ajudar esse começo ou recomeço, minha recomendação número 02 (são, na verdade, 2 sugestões): crie circuitos de equipamentos na musculação para facilitar o treino e estimular a criação de grupos com necessidades parecidas e crie novos cenários com luz e cores nas paredes nas salas de ginástica coletivas juntamente com novas aulas com o mesmo intuito.
E por último, os níveis de pessoas com tristeza ou depressão está em níveis alarmantes. O aumento do consumo de antidepressivos esse ano foi de 20%, o que é assustador, porque nós da indústria do fitness + wellness sabemos que muitas dessas pessoas poderiam não precisar de remédios se estivessem praticando atividade física de forma regular.
Relxamento e meditação
Vamos ajudar os consumidores com esse problema, não só com as aulas e treinos, mas também com espaços para descompressão, que é a minha recomendação número 03: pode ser uma sala de meditação, um espaço com fones de ouvido que bloqueiam o som externo com sons da natureza ou até uma sala com espreguiçadeiras para relaxar.
E além de colocar em prática essas recomendações, lembre-se de manter a manutenção em dia: falhas na manutenção, como pintura manchada, piso gasto, luzes queimadas entre outros aspectos são entendidos pelo seu cliente como falha de limpeza, o que é totalmente inaceitável para o consumidor atual, que preza a segurança.
Seguindo esses 3 passos, que podem ser feitos com pouco investimento, você consegue deixar sua estrutura pronta para receber com segurança e acolhimento os seus alunos, os seus ex-alunos e os novos clientes!
Siga a Trilha da Experiência tomando todas as decisões de projeto baseadas no que o seu cliente valoriza!
Vamos juntos fazer de 2021 um ano próspero e feliz !!!
Bom projeto!