Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

25 anos de ACAD Brasil

Colunista: Redação REF&H

Publicidade

Toda a história da Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil – não caberia em um único artigo! Vamos, então, resumir sua história de 25 anos para você, gestor, perceber a importância dessa entidade no cenário do fitness nacional e ter a certeza de que o associativismo ainda tem sua força e pode fazer muito pelo seu negócio!

Nascida com o nome de ACAD Rio, pode-se dizer que a entidade começou com uma junção de empresários de escolas de natação – numerosas na década de 90 no Rio de Janeiro e de empresários de academias que começavam a se fortalecer se multiplicar no cenário nacional. Esse grupo de empresários se reunia informalmente para trocar informações sobre seus negócios.

A partir de 1998, o médico Carlos Heitor Bergallo, que fundara a academia Fisilabor quase 15 anos antes, passa a convidar um grupo de empresários para participar de reuniões no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O grupo contava com=m grandes nomes como André Leta, Henrique Ibeas, Norton de Freitas, Fernando Pompeu e José Antonio da Rosa, na época, a elite da atividade física no Rio de Janeiro, segundo Amauri Marcello, que foi convidado para ser diretor técnico da associação que seria criada.

E assim nasce a ACAD

No dia dezessete de junho de 1999, nascia oficialmente a tão sonhada Associação das Academias do Estado do Rio de Janeiro – ACAD Rio. Na ata de constituição da entidade foram registrados 14 sócios fundadores, entre os quais o idealizador da associação, o médico Carlos Heitor Bergallo. Todos os demais também empresários à frente de negócios de academias — Richard Bilton, Henrique Ibeas Júnior, José Antonio da Rosa, Amauri Marcello, Soraia Bueri de Barros, Maria José Campos, Alcides Soggia Junior, Renato Harouche, Marcos Santos, Dan Chor, Paulo Roberto Daltro Malta, Norberto Ramos Monteiro, José Carlos Villela, Alfredo Carlos Botelho Machado, nadador medalhista dos Jogos Panamericanos. Metade daquelas empresas atuava com atividades aquáticas. Apenas quatro meses depois, em outubro de 1999, foi criado o primeiro Conselho Regional de Educação Física do Brasil, o CREF-1, reunindo academias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Pouco mais de um ano antes, a Lei nº 9696, de 1º de setembro de 1998, havia criado um marco para a Educação Física porque regulamentou a profissão e possibilitou a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Educação Física – Sistema Confef/CREFs. No início, as entidades não dialogavam, na verdade houve desavenças e até brigas judiciais. Hoje, a ACAD Brasil e todo o Sistema Confef/ CREFs caminham juntos, lado a lado, unindo esforços na defesa do setor.

A ACAD Brasil passou por diversas fases: a da confraria entre amigos; a da necessidade de ter pautas comuns para serem debatidas; a de buscar a profissionalização… e todas elas foram determinantes para a trajetória de mais de duas décadas. Um fato observado por diversas pessoas que passaram por esta casa é que os desafios experimentados – tanto de cenários econômicos, como de políticas públicas, passando pelos muitos movimentos e tendências do mercado de fitness – foram absolutamente pertinentes ao desenvolvimento dos negócios de academias e ao crescimento do setor.

A força do associativismo

Os exemplos da força associativista vividos pela ACAD Brasil nestes últimos 25 anos são incontáveis, assim como as vitórias somadas. Em momentos de crise, essa força fica ainda mais evidente, assim como o potencial de mobilização e de realização. Assim foi a experiência da ACAD Brasil, com seus associados e parceiros, em 2020 e 2021. O enfrentamento da maior crise sanitária mundial da história recente se deu a partir de um movimento da diretoria da Associação, que imediatamente ganhou apoio de empresários e profissionais do fitness, em todo o país. A tal “união faz a força” ficou evidente com a chegada da pandemia de Covid-19.

O que a ACAD Brasil fez elo setor durante a pandemia, o movimento “Somos essenciais”, o histórico de desenvolvimento do mercado nacional, parcerias, políticas públicas e muito mais do que faz parte da história da entidade você vai poder acompanhar nas próximas edições da revista Empresário Fitness & Health!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar