Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

As 20 empresas mais inovadoras do mundo

Colunista: Tiago Pereiras

Publicidade

Estou trazendo uma relação das 20 empresas mais inovadoras do mundo, baseada na grade da Fast Company, que lista centenas de empresas inovadoras no mundo todo. Espero que a história de cada uma delas sirva para você desenvolver um DNA inovador na sua empresa fitness!

Meituan Dianping

No primeiro semestre de 2018, a Meituan Dianping, que é uma plataforma tecnológica chinesa que agiliza a reserva e a entrega de serviços como alimentação, estadia em hotel e ingressos de cinema , chegou a incríveis US$ 33,8 bilhões em transações para mais de 350 milhões de pessoas em 2.800 cidades. Somente na entrega de alimentos, foram realizadas 2,77 bilhões de transações: são 178 serviços habilitados para Meituan a cada segundo de cada dia. O cliente médio usou Meituan 38% mais frequentemente do que no ano anterior.

GRAB

No sudeste da Ásia, a Grab, empresa de transporte de passageiros sediada em Cingapura, forçou o Uber a sair da região em 2018 e adquiriu suas operações locais. Alguns meses depois, ele expandiu seu aplicativo para oferecer aos seus 130 milhões de usuários não apenas entrega de alimentos e reservas de viagens, mas também serviços financeiros e outros. Esses esforços ajudaram a Grab a atingir US$ 1 bilhão em receita em 2018 e atrair mais de US$ 3 bilhões em novos fundos para expandir. No final deste ano, ele adicionará serviços de saúde da Ping An, gigante chinesa da saúde digital.

NBA

Em uma época em que sua atenção vale ouro (ou doláres?), a NBA consegue prender a atenção das pessoas. No ano passado, a liga quebrou recordes de participação pela quarta temporada consecutiva; seu serviço de streaming aumentou os assinantes em 63% e a receita total aumentou 25%. Uma razão: a NBA 2K League, a primeira extensão do esporte profissional ao esporte interativo (games), que tem 21 equipes e jogos que são transmitidos pelo Twitch. democratizando ainda mais o esporte, na visão de “Adam Silver, comissário da NBA.

The Walt Disney Company

Muitos impérios da mídia atualmente aspiram ser jogadores nas guerras de streaming. É um fato que nenhum está tão bem posicionado quanto a Disney, que reformulou sua organização para fornecer seus próprios serviços de vídeo, em vez de licenciar conteúdo para a Netflix. Kevin Mayer, chefe direto ao consumidor da Disney, acha que a empresa fará um trabalho melhor do que outros, pois conhecem suas marcas “visceralmente”.

Stitch Fix

Katrina Lake, CEO da Stitch Fix, diz que essa é uma maneira totalmente radical de vender roupas. Enquanto trabalhava em um doutorado em astrofísica, Chris Moody usou supercomputadores para simular como as galáxias colidem umas com as outras. Em seu primeiro trabalho não acadêmico, ele ingressou na Square como cientista de dados em 2013. Cerca de um ano depois, ele começou a conversar com alguns amigos de cientistas de dados que estavam empregados em uma startup chamada Stitch Fix, um serviço de comércio eletrônico que entregava caixas de moda feminina, conhecida como “Correções”, usando uma mistura de curadoria algorítmica e humana. Moody ficou confuso. Ele se lembra de perguntar o que eles estavam fazendo em uma empresa de roupas, admitindo que seu gosto sartorial na época era de “o que custa menos que ramen?” A resposta deles, no entanto, fez seu cérebro disparar. Como você envia aos clientes as roupas que eles vão adorar, e que se encaixam perfeitamente, sem que o cliente seja medido ou visualize o inventário?

Sweetgreen

Com 91 restaurantes em oito estados e uma rede de 150 agricultores em todo o país, a Sweetgreen criou um império rápido e casual, da fazenda à mesa, que deve expandir (pelo menos) outros 15 postos avançados este ano.

Apeel Sciences

É comestível, sem gosto e pode dobrar (ou triplicar) a vida útil de frutas e legumes. Após seis anos de pesquisa e desenvolvimento, a Apeel Sciences estreou seu revestimento à base de plantas em abacates em mais de 250 redes de supermercados, incluindo Kroger e Costco. A tecnologia, que diminui a perda de água e a oxidação, já levou a economias: a mercearia do Centro-Oeste Harps reduziu seu desperdício de abacate em 60%.

Square

Nove anos após o lançamento do dongle de leitura de cartão de crédito para smartphones, a Square continua a encontrar maneiras de tornar os pagamentos menos dolorosos. Recentemente a empresa lançou o Square Terminal: um dispositivo de leitura de cartão de tela única (imagine um smartphone apoiado em uma base branca angular) que oferece conectividade sem fio, tela de toque e capacidade de impressão de recibos. Tão importante quanto isso, o elegante dispositivo não se parece com uma calculadora de 1985, como a maioria dos outros terminais, como comparou Jesse Dorogusker, líder de hardware da Square.

Oatly

Um dos produtos alimentares mais agitados dos últimos tempos. É uma alternativa de leite para esse mundo cada vez mais alérgico a lactose, ela é feita de aveia em pó. Fundada em 1994, a empresa sueca Oatly foi a primeira fabricante a comercializar leite de aveia, mas foi somente após o lançamento nos EUA em 2016 que o produto se tornou uma sensação, em um ponto no ano passado, vendido online por US$ 200 a caixa!

Twitch

Sara Clemens, COO da Twitch, diz que todo mundo segue para onde os jogadores vão. Twitch o serviço de vídeo de propriedade da Amazon. Outrora o domínio dos fãs de videogame, o Twitch agora atrai os telespectadores com sua visão para o futuro da TV ao vivo. No outono passado, reformulou seu canal IRL para promover subcategorias para culinária, fitness e talk shows.

Target

A linha de móveis Project 62, da Target, deu um novo impulso à empresa: um quarto está cheio de lantejoulas e roupas infantis, outro tem candeeiros e mesas, e outro guarda copos de vários detergentes para lavar louça. Este é o laboratório de design da Target em Minneapolis, onde Julie Guggemos, vice-presidente sênior de design de produtos da empresa, lidera a criação de centenas de milhares de itens para as marcas internas da empresa.

Shopify

O que Kith, Ford e NFL que correm atrás da boutique Beast Mode de Marshawn Lynch têm em comum? Eles estão entre os mais de 600.000 comerciantes que confiam nas ferramentas de comércio eletrônico da Shopify para vender produtos. Recentemente, o Shopify introduziu pedidos com um clique – usando qualquer método de pagamento – além de ferramentas de comércio baseadas em bate-papo para exibir itens grandes, como móveis.

AnchorFree

O Hotspot Shield VPN da AnchorFree, software que criptografa a atividade online dos usuários, foi baixado 100 milhões de vezes em 2018 (acima dos 70 milhões em 2017). “Em todos os eventos globais de segurança ou censura, temos picos enormes de uso”, diz o cofundador e CEO David Gorodyansky. A busca de segurança e privacidade cada vez maior!

Peloton

Sete anos após o lançamento como uma empresa de bicicletas estacionárias que permitia que os assinantes transmitissem aulas de ciclismo digital ao vivo, a Peloton se transformou em uma potência de US$ 700 milhões por ano em receita que produz centenas de horas de vídeos para uma comunidade que inclui corredores, iogues e muito mais, posicionando-se como uma loja de criação de conteúdo, segundo seu cofundador e CEO, John Foley.

Grupo Alibaba

As lojas Hema Xiansheng da gigante do comércio chinês Alibaba são o exemplo do que se chama de “Novo Varejo”, a combinação perfeita da experiência digital e física. Segundo Michael Evans, presidente do Alibaba Group, os consumidores não pensam no mundo online versus offline e nem as marcas varejistas.

Truepic

No início de uma manhã de abril de 2017, uma série de fotos e vídeos horríveis começou a atingir o Facebook e o YouTube, mostrando civis em uma área controlada pelos rebeldes no norte da Síria, se contorcendo no chão e ofegando por oxigênio como gás mortal à base de sarin – que testemunhas disseram ter caído do céu – que encheram seus pulmões. Foi um dos piores ataques químicos no conflito de quase uma década no país, mas o Conselho de Segurança das Nações Unidas não adotou uma resolução para intervir. Eles foram frustrados pela Rússia e seus aliados, que descartaram as evidências visuais como encenadas e que foram verificadas através da Truepic.

Apple

O novo produto mais impressionante da Apple em 2018 não era um telefone ou tablet, mas um chip: o A12 Bionic. Estreando nos iPhones, era o primeiro processador da indústria baseado em um processo de fabricação de sete nanômetros. Os 6,9 bilhões de transistores da A12 oferecem desempenho dramaticamente mais rápido, menor consumo de energia e mais força bruta para aplicações intensivas.

Unity Technologies

A empresa de desenvolvimento de videogame Unity Technologies é conhecida pelo software que permite aos desenvolvedores criar animações em 3D, em tempo real, a uma fração dos custos tradicionais. Os usuários pagam à Unity uma taxa fixa de assinatura, em vez de uma porcentagem da receita de jogos. Recentemente, a empresa expandiu seu kit de ferramentas para desenvolvedores 3D para várias novas indústrias, incluindo arquitetura, cinema e automotiva.

Domino’s

Recentemente, a Domino’s registrou mais de 60% de suas vendas nos EUA por meio de pedidos digitais, alcançou o 30º trimestre consecutivo de crescimento de vendas nas mesmas lojas e viu seu estoque subir 22% em um mercado tumultuado. Esses marcos foram impulsionados pelos esforços da empresa para colocar suas tortas nas mãos das pessoas o mais rápido possível, incluindo a criação de parques públicos para permitir a entrega ao ar livre e cidades desafiadoras a melhorar suas estradas em uma campanha insolente de PSA.

Plaid

Agora, os aplicativos móveis permitem que os consumidores negociem ações e criptografia (Robinhood), economizem dinheiro (Bolotas e Qapital) e façam pagamentos (Venmo) – e a maioria tem uma coisa em comum: Plaid. Sua tecnologia, um conjunto de APIs bancárias, permite que os desenvolvedores conectem novas ferramentas digitais aos sistemas financeiros herdados.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar