Quando tudo começou no mercado fitness, não se pensava em arquitetura e a preocupação era, unicamente, com aparelhos e espelhos.
A partir dos anos 2000, a arquitetura passa a ganhar importância para impressionar o cliente. A EXPERIÊNCIA desse mesmo cliente passa a ser valorizada e englobada na arquitetura e, dessa forma, cada academia, studio ou box, precisou começar a inserir a arquitetura como estratégia de gestão. Dentro dessa estratégia, a arquitetura tem que impactar o cliente demonstrando o serviço que você vende!
Nesse sentido, eu desenvolvi um conceito que chamo de “Trilha da Experiência” e gostaria de expor pra você os 3 passos iniciais:
Passo 1
É preciso (re) definir seu modelo de negócio. Enxergo, no mercado fitness, cinco modelos básicos de negócio:
- Convencional: é preciso se reinventar! Criar novos espaços com diversidade de experiências.
- Estúdio: conforto, exclusividade e percepção de sofisticação.
- Nicho: a arquitetura precisa mexer com o imaginário de pertencimento a um grupo.
- Low cost: arquitetura tem que ser impactante, englobando experiências para clientes.
- Clube: maior diversidade possível de atividades e serviços.
Após essa (re) definição do seu modelo de negócio, é preciso saber quais os objetivos da intervenção, para associar o projeto arquitetônico a cada um eles. Abaixo eu deixo três objetivos básicos e dicas do que fazer, em termos de arquitetura, para ajudar a atingi-los:
Aumentar as vendas: é preciso melhorar os cenários do tour de vendas, distribuindo os ambientes baseados no tour e criar áreas exclusivas para o fechamento das vendas.
Melhorar a fidelização: é preciso melhorar ou criar áreas de convivência, melhorar os vestiários e criar diferenciais focados no conforto.
Preparar para a concorrência: é preciso criar impacto nos diferenciais, valorizar os pontos que são únicos e demonstrar esses diferenciais através da arquitetura.
Passo 2
É preciso definir como é o comportamento de consumo do seu cliente-alvo que interferem nas definições arquitetônicas: preferem um espaço mais jovial ou convencional, fechado ou mais aberto, despojado ou sofisticado?
Passo 3
Nesse momento, você precisa conhecer o que os clientes valorizam na estrutura de sua arquitetura. E isso varia de acordo com o tempo que ele frequenta o seu espaço: geralmente, até três meses de academia, o cliente prioriza RESULTADOS; de 6 a 12 meses, ele valoriza a EMOÇÃO e a partir de um ano de academia, o que vale é o SENTIMENTO.
Quer participar dessa trilha da experiência? No vídeo abaixo eu deixo mais algumas dicas pra você!
Depois vêm os próximos passos da Trilha da Experiência: ir planejando as definições de arquitetura tendo em vista as premissas expostas acima.
Trabalhar o projeto arquitetônico a partir dessas perspectivas pode ser mais barato do que você imagina!