Não é segredo para ninguém que estamos passando por uma crise econômica mundial. Uma das consequências desse fenômeno é alta dos preços de todos os produtos que consumimos, inclusive os de subsistência.
A crise ainda é sustentada pela diminuição dos empregos, uma vez que o poder aquisitivo das pessoas diminuiu. Este fato fez com que alguns produtos não pudessem ser mais consumidos pela maioria da população.
O Pilates não escapou desse consumo seletivo. Com a baixa de clientes, não faltam aparelhos sendo vendidos pela internet por pessoas que montaram seus estúdios e não conseguiram dar conta de mantê-los em funcionamento.
Infelizmente, vários estúdios fecharam! Mas também é verdade que vários outros se mantiveram de pé e lucrando ainda mais. Sabe a diferença entre um e o outro? O primeiro abriu seu negócio regido pelo sonho, e o outro, regido por estratégias de marketing.
Nessa matéria vamos conversar um pouco sobre o Marketing de Relacionamento.
O conceito de Marketing de Relacionamento
Marketing de relacionamento nada mais é do que estratégias adotadas no seu negócio para que seu cliente se sinta parte do todo. Ocorre uma proximidade e intimidade com o consumidor. Uma idéia bem antagonista à pregada por alguns profissionais da área da saúde, em que dizem que é preciso ser profissional e se manter imparcial quanto aos problemas de saúde e sociais dos clientes.
Quem prega esse tipo de ideia, além de afastar o paciente, esquece que aquele que paga pelo seu serviço é um ser humano, regido por emoções e simbolismos. Não somos feitos somente de carne e osso. Daí a importância de nos comportarmos com respeito, mas também com proximidade.
Vantagem da fidelização
Se você não tem um público nativo, seu estúdio de Pilates está fadado ao fracasso em momentos de crise econômica. É justamente o seu cliente que virou um amigo que sustentará seu negócio em datas não muito favoráveis, como o inverno, em que diversas pessoas não gostam de sair de casa para se exercitar. Em outras palavras, quando se tem aquele cliente que não te larga por nada, existe certa solidez econômica nos períodos de dificuldade. Lembre-se que as contas do seu negócio não param de chegar porque estamos em crise. Crie um ambiente de família e mostre para o praticante que ele não pode ficar sequer um mês sem frequentar seu estúdio.
Como aplicar o Marketing de Relacionamento no seu estúdio
O primeiro passo é fazer com que o praticante sinta que o exercício aplicado nas aulas foi pensando e está sendo prescrito especialmente para ele. Esqueça esse “lance” de passar os mesmos exercícios para todo mundo. “Há mil anos” os livros de Fisiologia do Exercício explicam os princípios da individualidade biológica e da especificidade. Como que alguém vai deixar de fazer algo que foi especialmente criado para ele? A sensação é de se jogar um presente fora ao sair do estúdio. E isso, ninguém faz sem pensar duas vezes.
O segundo passo é criar entrevistas com os clientes (não precisa ser algo tão formal, pode ser perguntando no dia a dia) para entender quais sãos seus gostos e expectativas quanto ao estúdio, possibilitando a aplicação eficiente do Marketing InBound.
O terceiro passo é realizar as modificações pertinentes em cada aula ou sessão, já que todo praticante tem anseios e desejos diferentes. Seja um empreendedor moderno, não aposte na adaptação do cliente ao modelo da sua empresa, mas sim, ao contrário, criando um ambiente que faça cada um deles se sentir em casa.
Ah, e não esqueça de remunerar decentemente seu instrutor. Um instrutor que ganha pouco precisa trabalhar em vários lugares e não tem ânimo e nem disposição de estudar. Logo, não conseguirá aplicar o tão desejado Marketing de Relacionamento. E vou te contar um segredo: a culpa é sua! Contrate um instrutor competente e não um escravo!