Essa é a melhor definição de planejamento que eu já li. Você irá encontrá-la no livro “Tudo o que você queria saber sobre qualidade total em academias” (1997), do Professor Écio Nogueira, profissional de Educação Física com grande experiência em gestão de academias. Tive a sorte de vê-lo em ação e aprender muito com ele.
Segundo o autor, prever é colocar no papel o que você irá precisar para realizar o que pretende. Prover significa preparar as pessoas e conseguir os materiais necessários para a ação. E quando você realiza essas 2 etapas com antecedência e o devido acompanhamento do processo, terá mais chances de êxito. Não vai ter que socorrer. Não vai perder tempo apagando incêndio, situação muito comum no mercado fitness.
Sempre que se fala em planejamento, é bom lembrar do Ciclo PDCA: mais uma prova da importância do planejar. O PDCA – Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar) e Act (atualizar) – evidenciam a valiosa contribuição do planejamento para a evolução constante, como diria o saudoso Mestre Carlos Cardoso (o Carlinhos da Corpore).
Como?
No momento de avaliar (C), comparar o que você planejou (P) com o que você realizou (D), sempre há aprendizado. Seja por falha ou por êxito, o seu projeto inicial vai receber uma atualização (A) com a experiência adquirida na ação. E essa atualização pode ser ainda mais rica quando você encoraja o feedback de todos os envolvidos no processo: time, clientes, fornecedores são excelentes fontes de crítica construtiva para o seu desenvolvimento. Use sem moderação.
O melhor momento para planejar o seu 2022 foi em outubro de 2021. O segundo é agora. Mais uma vez, vou buscar a experiência do Maurício Benvenutti com “momentos desafiadores”: ele viveu a crise econômica de 2008 na XP Investimentos e está enfrentando a pandemia na Startse. O autor afirma, em seu novo livro DESOBEDEÇA (recomendo muito!), que quatro estratégias foram comuns no enfrentamento desses dois desafios: cortar custos, expandir em vez de contrair, seguir o dinheiro e olhar o que está por vir. Bora aplicar essas estratégias na sua academia?
1. Cortar custos
Esse foi o aprendizado mais doloroso da pandemia. Durante o lockdown, com a receita caindo bruscamente, esse foi o remédio amargo que os gestores tiveram que tomar. Nesse momento, quem tinha uma boa gestão financeira sofreu menos.
Durante o evento “Saindo do Caos: da sobrevivência a retomada”, curso on-line de gestão de academias promovido pela Fitness Brasil em junho de 2021, eGiancarlo Oliveira disponibilizou uma planilha para ajudar os gestores a realizarem uma análise financeira mais detalhada. O diretor da Somax e consultor especializado em vendas e gestão criou a GERE: Gestão da Retomada em vendas. A planilha GERE facilitava a análise de custos, assim como identificava possíveis oportunidades de receita. Aluguel e/ou venda de equipamentos para as pessoas treinarem em casa e aulas online foram estratégias sugeridas.
2. Expandir em vez de contrair
Diante do fechamento das academias e o fato das pessoas não poderem sair de casa, desistir do negócio ou ficar esperando a pandemia passar representavam a reação mais comum entre os gestores, a estratégia mais segura. Mas é em momentos de crise que o “custo de oportunidade” atinge seu menor preço. Segundo Benvenutti (2021), os empreendedores demoram a se reinventar porque o custo de investir em um novo produto ou estratégia é alto quando o seu produto atual é rentável. Existe o medo de arriscar em investir em algo que pode dar errado. Mas quando a receita é quase zero, o risco cai. Não há o que perder. É preciso tentar ganhar. Foi nesse cenário que explodiu a oferta das aulas on-line. Academias, estúdios, boxes de crossfit e personal trainers precisavam manter o relacionamento com seus clientes mesmo que à distância. Eles expandiram as possibilidades da sua entrega.
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3. Siga o dinheiro
Follow the Money é uma expressão comum aos americanos que já se acostumaram a enfrentar tempos difíceis. Em português significa “siga o dinheiro”, analise o cenário e verifique para onde está indo o dinheiro em períodos de escassez. Em qualquer crise econômica, as pessoas tendem a poupar mais. A pandemia, além do desemprego e redução de salários, trouxe a incerteza. Nessa hora, o instinto de sobrevivência recomenda reduzir os gastos ao máximo. E para onde foi o dinheiro na pandemia? Farmácia, supermercado, delivery de tudo e streaming tipo Netflix. Como a academia poderia sobreviver nesse momento? Indo atrás do dinheiro. Delivery de equipamentos de home fitness e aulas on-line. Aproveitando carona do maior consumo pela internet: cursos, shows, filmes, séries, por que não exercícios físicos? A divulgação dos benefícios da prática regular e orientada da atividade física para o enfrentamento da Covid-19 ampliaram a procura pelas aulas on-line.
4. Olhar o que está por vir
E agora? O que 2022 nos reserva? Esse é o exercício da quarta estratégia: olhar o que está por vir. Segundo o economista José Márcio Camargo, durante a IHRSA Fitness Brasil 2021 Virtual (novembro, 2021), estamos vivendo a “euforia presencial”. No período do evento, as academias já apresentavam números bem positivos. Além de recuperar os alunos, ainda receberam sedentários que descobriram a necessidade de um estilo de vida ativo para a longevidade saudável. As empresas que sobreviveram ao lockdown estão experimentando o maior crescimento em número de clientes da sua história.
Diante desse novo momento, o que os gestores devem fazer?
Apostar no crescimento do presencial e aprimorar a qualidade do atendimento e a oferta de mais modalidades coletivas, aproveitando o forte desejo de sociabilização das pessoas? Ou fortalecer o relacionamento através das redes sociais, aprimorar a qualidade das aulas on-line reservando um espaço na academia para as gravações, investindo em equipamentos para gravação e edição, ou comprando aplicativos de empresas especializadas nesse serviço?
Oh, dúvida cruel! E agora, quem poderá nos defender?
“Palma, palma, não priemos cânico!”
É hora de prever para prover e não ter que socorrer.
Como diria Buda, vamos buscar “o caminho do meio”. Segundo a maioria dos consultores do mercado fitness, o modelo híbrido parece ser a melhor opção. Não um ou outro. Sim um e outro. Presencial mais digital. Phygital ou híbrido.
Respeitando as características e potencialidades do seu negócio e ouvindo constantemente seu time e seus clientes, busque desenvolver as ações supracitadas.
Isso está longe de ser uma tarefa fácil, mas os resultados da sua dedicação serão compensadores.
Bora construir um 2022 memorável!
Sugestões para você se aprofundar nesse tema:
NOGUEIRA, Écio Madeira. Tudo o que você queria saber sobre qualidade total em academias. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
BENEVENUTTI, Maurício. Desobedeça: a sua carreira pede mais. São Paulo: Gente, 2021.
Instagram do consultor Giancarlo Oliveira: @giancarlo_somax