A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) divulgou, recentemente, a 8ª edição do Boletim Brasil, com o tema “Afogamentos: o que está acontecendo”, para retratar a realidade desse tipo de evento que vitimiza milhares de pessoas anualmente em todo o mundo.
Para se ter noção, 15 brasileiros morrem afogados todos os dias, sendo a maior incidência na região norte do Brasil e quase 50% dos óbitos ocorrem até os 29 anos.
Apesar da extensa faixa litorânea brasileira, a maioria dos óbitos (70%) ocorre em rios e represas, mas 59% das mortes na faixa etária de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas e residências.
Afogamento NÃO é acidente!
Se afogamento fosse acidente, ele aconteceria por acaso, mas praticamente todos os incidentes de afogamento poderiam ter sido prevenidos! A melhor forma de tratamento contra esse tipo de incidente é a prevenção!
Mais de 90% das mortes ocorrem por se ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais e/ou desconhecer como agir.
Prevenção é tudo!
O dia 25 de julho marca o Dia Mundial da Prevenção em Afogamentos e todo mês de novembro acontece a Semana Latino-americana de Prevenção em Afogamento, promovida pela SOBRASA, uma entidade sem fins lucrativos, que funciona como um conselho profissional e atua unindo o Brasil para reduzir os afogamentos e incidentes aquáticos.
Clicando no botão abaixo você tem acesso ao boletim completo, que traz vários dados estatísticos, além de uma extensa orientação para se prevenir incidentes dessa natureza.