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Saúde! Hidroginástica melhora a alegria e diminui a ansiedade

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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Neste texto, serão listados dois benefícios, iniciados com as letras A, que o exercício regular de hidroginástica pode proporcionar para o praticante assíduo. O professor de Educação Física deve estimular os seus alunos a praticarem com afinco os exercícios aquáticos para que cada indivíduo possa usufruir do favorecimento, vantagem, ganho e proveito que a hidroginástica oferece.

A saber, a hidroginástica pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade, do sexo, do nível de condicionamento físico ou de experiências anteriores com o meio líquido, ademais, o exercício na água é, sem dúvida, uma das raras atividades indicadas para todos os tipos de pessoas, todas podem se beneficiar.

É possível que alguns alunos busquem na hidroginástica benefícios visíveis ou percebidos mais facilmente, como por exemplo, aumentar a força muscular na perna1 e diminuir a gordura corporal2. Contudo, o praticante deve ser orientado, pelo professor, quanto às vantagens que o exercício oferece não visíveis externamente, pouco notadas e que ocorrem internamente no organismo, tais como a melhora da pressão arterial3, do colesterol2, do sistema nervoso4, do estresse5 e da frequência cardíaca6, na sua maioria relacionados com as propriedades físicas da água.

A seguir serão apresentadas duas vantagens que a hidroginástica oferece ao praticante, mas que são pouco percebidos:

Alegria

Alegria é um sentimento de contentamento ou de prazer excessivo, também associado ao estado de felicidade, satisfação que deixa o ser contente. Já a diversão é algo que remete o indivíduo à alegria e felicidade. A hidroginástica é mais divertida e agradável em comparação com exercícios no solo6. Para Vasconcellos (2010), estar na piscina é prazeroso e cabe ao professor explorar as diversas estratégias pedagógicas para tornar suas aulas mais alegres, divertidas e desafiadoras7.

Ansiedade

Ansiedade é um estado emocional que inclui componentes psicológicos e fisiológicos, sendo considerada patologia quando é desproporcional à situação que o desencadeia8. Programa de exercício físico baseado em hidroginástica tem sido usado para ajudar a relaxar, esquecer as preocupações diárias, contribuir para reduzir a ansiedade9 e também como um auxiliar terapêutico benéfico no tratamento para pessoas com transtorno de ansiedade8. Para Vasconcellos (2010), o efeito relaxante que a água aquecida proporciona ao corpo do praticante faz com que ele se sinta, no seu cotidiano, menos ansioso com o decorrer das aulas7.

Importante que o professor de hidroginástica avalie constantemente o seu aluno. A sugestão deste mês é que o professor peça para o aluno fazer a autoavaliação do Estado de Saúde Atual e acompanhe o estado de saúde do aluno.

A autoavaliação do Estado de Saúde Atual, também chamada de Percepção de Saúde, é considerada um indicador válido e relevante do estado de saúde de indivíduos e de populações. Esse indicador tem-se revelado fortemente correlacionado com medidas objetivas de morbidade e de uso de serviços, constituindo-se um preditor poderoso de mortalidade, independentemente de outros fatores.

Obtida por meio de duas questões, que pede para o indivíduo classificar seu estado de saúde entre excelente e muito ruim, a autoavaliação da saúde capta, além da exposição a doenças (diagnosticadas ou não por profissional de saúde), o impacto que essas doenças geram no bem-estar físico, mental e social dos indivíduos12.

Formulário "Percepção de Saúde"

Como você classifica seu Estado de Saúde?

Antes de começar a praticar a hidroginástica

No momento atual

Muito ruim

 

 

Ruim

 

 

Regular

 

 

Bom

 

 

Muito bom

 

 

Excelente

 

 

As respostas são agrupadas em “percepção negativa de saúde” (muito ruim, ruim, regular) e “percepção positiva de saúde” (bom, muito bom, excelente). Monitore seu aluno! Acompanhe seu aluno!

Referências

  1. Zaniboni GR, Baruki SBS, Cesar MC, Rasera Júnior I, Pazzianotto‐Forti EM. Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e III. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019;41(3):314-21.
  2. Neiva HP, Faíl L B, Izquierdo M, Marques MC, Marinho DA. The effect of 12 weeks of water-aerobics on health status and physical fitness: An ecological approach. PLoS ONE. 2018;13(5):e0198319.
  3. Cunha RM, Costa AM, Silva CNF, Póvoa TIR, Pescatello LS, Lehnen AM. Postexercise Hypotension After Aquatic Exercise in Older Women With Hypertension: A Randomized Crossover Clinical Trial. Am J Hypertens. 2018;31(2):247-52.
  4. Gueita-Rodriguez J, Hoyas-Avila S, Palacios-Cena D, Molina-Rueda F. Effects of vertical water immersion on the nervous system: a systematic review. Rev Neurol. 2019;68(5):181-89.
  5. Teixeira RV, Lima WS, Andrade LN, França FCQ. Factors that lead elderly to practice hydrogymnastics. 2018;14(1):175-8.
  6. Sova R. Hidroginástica na Terceira Idade. Rio de Janeiro: Manole, 1998.
  7. Vasconcellos MB. Hidro Variações. Rio de Janeiro: Shape, 2010.
  8. Vieira JLL, Porcu M, Buzz VAS. A prática da hidroginástica como tratamento complementar para pacientes com transtorno de ansiedade. J Bras Psiquiatr. 2009;58(1):8-16.
  9. Silva LA, Tortelli L, Motta J, Menguer L, Mariano S, Tasca G, et al. Effects of aquatic exercise on mental health, functional autonomy and oxidative stress in depressed elderly individuals: A randomized clinical trial. 2019;74:e322
  10. Vasconcellos MB. Hidroginástica e seus Benefícios. Rio de Janeiro: GFS, 2013.
  11. Vasconcellos MB. Avaliação diagnóstica na hidroginástica. https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/avaliacao-diagnostica-na-hidroginastica/.
  12. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2011: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasília: Ministério da Saúde.

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