Neste texto, serão listados dois benefícios, iniciados com as letras A, que o exercício regular de hidroginástica pode proporcionar para o praticante assíduo. O professor de Educação Física deve estimular os seus alunos a praticarem com afinco os exercícios aquáticos para que cada indivíduo possa usufruir do favorecimento, vantagem, ganho e proveito que a hidroginástica oferece.
A saber, a hidroginástica pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade, do sexo, do nível de condicionamento físico ou de experiências anteriores com o meio líquido, ademais, o exercício na água é, sem dúvida, uma das raras atividades indicadas para todos os tipos de pessoas, todas podem se beneficiar.
É possível que alguns alunos busquem na hidroginástica benefícios visíveis ou percebidos mais facilmente, como por exemplo, aumentar a força muscular na perna1 e diminuir a gordura corporal2. Contudo, o praticante deve ser orientado, pelo professor, quanto às vantagens que o exercício oferece não visíveis externamente, pouco notadas e que ocorrem internamente no organismo, tais como a melhora da pressão arterial3, do colesterol2, do sistema nervoso4, do estresse5 e da frequência cardíaca6, na sua maioria relacionados com as propriedades físicas da água.
A seguir serão apresentadas duas vantagens que a hidroginástica oferece ao praticante, mas que são pouco percebidos:
Alegria
Alegria é um sentimento de contentamento ou de prazer excessivo, também associado ao estado de felicidade, satisfação que deixa o ser contente. Já a diversão é algo que remete o indivíduo à alegria e felicidade. A hidroginástica é mais divertida e agradável em comparação com exercícios no solo6. Para Vasconcellos (2010), estar na piscina é prazeroso e cabe ao professor explorar as diversas estratégias pedagógicas para tornar suas aulas mais alegres, divertidas e desafiadoras7.
Ansiedade
Ansiedade é um estado emocional que inclui componentes psicológicos e fisiológicos, sendo considerada patologia quando é desproporcional à situação que o desencadeia8. Programa de exercício físico baseado em hidroginástica tem sido usado para ajudar a relaxar, esquecer as preocupações diárias, contribuir para reduzir a ansiedade9 e também como um auxiliar terapêutico benéfico no tratamento para pessoas com transtorno de ansiedade8. Para Vasconcellos (2010), o efeito relaxante que a água aquecida proporciona ao corpo do praticante faz com que ele se sinta, no seu cotidiano, menos ansioso com o decorrer das aulas7.
Importante que o professor de hidroginástica avalie constantemente o seu aluno. A sugestão deste mês é que o professor peça para o aluno fazer a autoavaliação do Estado de Saúde Atual e acompanhe o estado de saúde do aluno.
A autoavaliação do Estado de Saúde Atual, também chamada de Percepção de Saúde, é considerada um indicador válido e relevante do estado de saúde de indivíduos e de populações. Esse indicador tem-se revelado fortemente correlacionado com medidas objetivas de morbidade e de uso de serviços, constituindo-se um preditor poderoso de mortalidade, independentemente de outros fatores.
Obtida por meio de duas questões, que pede para o indivíduo classificar seu estado de saúde entre excelente e muito ruim, a autoavaliação da saúde capta, além da exposição a doenças (diagnosticadas ou não por profissional de saúde), o impacto que essas doenças geram no bem-estar físico, mental e social dos indivíduos12.
Formulário "Percepção de Saúde"
Como você classifica seu Estado de Saúde? | Antes de começar a praticar a hidroginástica | No momento atual |
Muito ruim |
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Ruim |
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Regular |
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Bom |
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Muito bom |
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Excelente |
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As respostas são agrupadas em “percepção negativa de saúde” (muito ruim, ruim, regular) e “percepção positiva de saúde” (bom, muito bom, excelente). Monitore seu aluno! Acompanhe seu aluno!
Referências
- Zaniboni GR, Baruki SBS, Cesar MC, Rasera Júnior I, Pazzianotto‐Forti EM. Treinamento físico aquático melhora capacidade funcional e aptidão física em mulheres com obesidade graus II e III. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019;41(3):314-21.
- Neiva HP, Faíl L B, Izquierdo M, Marques MC, Marinho DA. The effect of 12 weeks of water-aerobics on health status and physical fitness: An ecological approach. PLoS ONE. 2018;13(5):e0198319.
- Cunha RM, Costa AM, Silva CNF, Póvoa TIR, Pescatello LS, Lehnen AM. Postexercise Hypotension After Aquatic Exercise in Older Women With Hypertension: A Randomized Crossover Clinical Trial. Am J Hypertens. 2018;31(2):247-52.
- Gueita-Rodriguez J, Hoyas-Avila S, Palacios-Cena D, Molina-Rueda F. Effects of vertical water immersion on the nervous system: a systematic review. Rev Neurol. 2019;68(5):181-89.
- Teixeira RV, Lima WS, Andrade LN, França FCQ. Factors that lead elderly to practice hydrogymnastics. 2018;14(1):175-8.
- Sova R. Hidroginástica na Terceira Idade. Rio de Janeiro: Manole, 1998.
- Vasconcellos MB. Hidro Variações. Rio de Janeiro: Shape, 2010.
- Vieira JLL, Porcu M, Buzz VAS. A prática da hidroginástica como tratamento complementar para pacientes com transtorno de ansiedade. J Bras Psiquiatr. 2009;58(1):8-16.
- Silva LA, Tortelli L, Motta J, Menguer L, Mariano S, Tasca G, et al. Effects of aquatic exercise on mental health, functional autonomy and oxidative stress in depressed elderly individuals: A randomized clinical trial. 2019;74:e322
- Vasconcellos MB. Hidroginástica e seus Benefícios. Rio de Janeiro: GFS, 2013.
- Vasconcellos MB. Avaliação diagnóstica na hidroginástica. https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/avaliacao-diagnostica-na-hidroginastica/.
- Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2011: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasília: Ministério da Saúde.