Visando à captação de patrocínio utilizando verba de marketing, vários fatores são importantes. Vou apresentar, em algumas edições, o “caminho das pedras”. Em um dos meus 7 livros – Comunicação e Negociação em Eventos Esportivos, da editora Sprint – ensino com detalhes essa arte de troca: dinheiro por divulgação.
Na minha experiência de décadas de venda de projeto e organização de eventos esportivos, identifiquei dois modelos: no primeiro, alguém te contrata para ser o responsável pelo evento e te pergunta do que precisa e quanta custa (falaremos desse termo mais a frente) colocar em prática. No segundo modelo, você é o responsável por tudo e, para isso, sugiro seguir o passo a passo que mostrarei abaixo:
- Ideia;
- Planejamento logístico;
- Anteprojeto;
- Projeto;
- Avaliação e conclusão.
Nas próximas edições irei esmiuçar cada parte.
Ficou interessado nesse artigo?
Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.