Você tem notado mudanças ocorrendo na forma como o marketing é feito? Se sim, então, certamente, você é alguém que acompanha a evolução desse campo do conhecimento e deve ter percebido o surgimento de uma nova subárea: o Neuromarketing.
Você sabia que o cérebro humano realiza cerca de 300 milhões de operações por segundo e que quase todo esse processamento é inconsciente? Que temos consciência de cerca de 2.000 operações, que representam 0,000006% apenas?
Em meio à enxurrada de informações diárias que recebemos, as formas convencionais de comunicação já não são mais suficientes para atingir o consumidor e esse é um dos motivos de o Neuromarketing ter nascido.
Recentemente, porém muito importante, o Neuromarketing é responsável por estudar a forma como o nosso cérebro reage às ações publicitárias e as diversas informações divulgadas pelas marcas, compreendendo melhor a ação do inconsciente na decisão de compra.
Quer aprender mais sobre esse setor do conhecimento? Abaixo fizemos uma seleção dos melhores livros de Neuromarketing e aproveitamos para explicar mais sobre esse conceito. Confira!
O conceito de Neuromarketing
O Neuromarketing é uma área que estuda como os consumidores são influenciados na decisão de compra. Alguns dizem que compram por conta do preço, outros por conta da necessidade e outros pelo status. Mas você já pensou em como o seu inconsciente atua nesse momento?
Para compreender melhor esse campo, existem vários estudos sendo realizados que visam a analisar a mente do consumidor e entender de que forma ela é influenciada pelas estratégias de marketing. Ao contrário da psicologia do consumidor, o Neuromarketing foca suas ações no estudo do cérebro e das ondas cerebrais quando somos expostos a ações de marketing.
O nosso cérebro comanda determinados comportamentos por meio de estímulos. Assim, ao saber como estimular o cérebro de um consumidor, será possível desenvolver campanhas mais objetivas e que consigam motivar as pessoas a comprarem.
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Confira abaixo os 7 livros que mudaram a minha forma de vender:
- Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor (Pedro Camargo)
- A lógica do consumo (Martin Lindstrom)
- Small data (Martin Lindstrom)
- Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores (Darren Bridger e Afonso Celso da Cunha Serra)
- Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)
- Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade (Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein)
- O paradoxo da escolha: porque mais é menos (Barry Schwartz)
Boa leitura!