“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”
Essa frase, dita em uma história infantil, ilustra bem o que é NÃO ter metas!
A meta indica exatamente aonde você quer chegar no seu negócio! Assim, você PRECISA traçar metas de vendas na sua academia, caso queira ter uma clareza de onde você quer chegar! Essa clareza precisa chegar, também, na sua equipe de vendas.
E porque traçar metas é crucial para o sucesso da sua empresa, eu gostaria de deixar, para você, caso ainda não tenha metas de vendas na sua academia, um modelo simplificado para começar a estabelecê-las.
Em primeiro lugar, metas devem ser SMART. Não vou me ater aqui a explicar sobre esse acrônimo, mas você pode encontrar material sobre isso no Portal Vendas em Academias.
Uma coisa importante e que parece óbvia, é que as metas devem poder ser mensuradas (letra M do acrônimo SMART).
Siga, então, esses passos para estabelecer metas na sua academia:
- Confira o histórico dos meses anteriores ao mês de referência (3 meses anteriores).
- Confira o histórico do mês de referência dos anos anteriores (a partir de 2022).
- Verifique a produtividade de cada membro da equipe.
- Estabeleça níveis de metas (meta 1, meta 2, meta 3, meta 4 ou meta bronze, meta prata, meta ouro, meta diamante).
- Particione as metas mensais da seguinte forma: meta semanal (mensal/4) e meta diária (semanal/5).
Não existe fórmula matemática para estabelecer as metas, mas a partir dessas análises, você consegue estabelecer um valor muito próximo do possível de ser atingido e que poderá ser corrigido nos próximos meses.
É importante estabelecer metas coletivas e individuais; dividir igualmente as metas para o time NÃO é uma opção, uma vez que os níveis de produtividade são diferentes.
Experimente implementar esse modelo e depois me conte os resultados!