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O Papai Noel fitness chega em janeiro

Colunista: Roberto Salomão

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Tradicionalmente, dezembro costuma ser ruim para as vendas do mercado fitness. No início do mês, até que a maioria das pessoas ainda está na ativa, porém, a partir da segunda quinzena, nossa mente começa a ser preenchida pelos happy hours, amigos secretos, compras de Natal e viagens de Reveillón. E, com todos “esses compromissos”, a atividade física pode dar uma derrapada.

Por outro lado, depois da virada do ano, o fluxo aumenta absurdamente. Costumo dizer que o mês de janeiro é o “Natal” das academias. A visitação aumenta, os espaços ficam lotados, as pessoas voltam aos treinos com tudo e há uma tendência natural de ser o melhor mês de vendas do ano!

Costumo atribuir esse fenômeno a dois fatores:

  1. A pessoa passou o réveillon na praia, teve que colocar biquini ou sunga, percebeu que tinha bastante gente em forma à sua volta e se deu conta de que precisa dar uma melhorada no shape.
  2. Na virada, a pessoa fez algumas promessas de ano novo e certamente uma delas tem a ver com o nosso negócio (“esse ano vou emagrecer”, “esse ano vou cuidar mais da minha saúde”, “esse ano vou trincar meu abdômen”, “esse ano vou ficar menos estressado” etc).

No entanto, essa euforia é muito breve. Se em janeiro as resoluções estão muito presentes em nossa mente, quando o ano “literalmente começa”, depois do carnaval, o turbilhão do cotidiano toma conta de tudo. E como num passe de mágica, as coisas estacionam. Inclusive, pesquisas apontam que 80% das pessoas desistem de suas resoluções de ano novo até a segunda semana de fevereiro!

Portanto, temos pouquíssimo tempo para surfar essa onda e recomendo fortemente que você se prepare estrategicamente para aumentar suas chances de sucesso:

  1. É importante que o time esteja completo e redondo. Não dê férias para ninguém do time de vendas nesse mês para maximizar o aproveitamento.
  2. Não precisa dar descontos ou fazer promocionais. Pela tradicional lei da oferta e da procura, se esse é um mês que aumenta muito a busca por academias, não há necessidade de abrir mão do seu lucro como nos meses de vacas magras.
  3. É inteligente desenhar um fluxo de atendimento para dar conta da demanda elevada, tanto de visitantes, como de aulas experimentais, além do atendimento em sala. Garantir uma boa experiência mesmo que a academia esteja mais cheia é fundamental para garantir novas vendas.
  4. Tenha em mãos seu budget de 2025, com todas as metas e KPI’s mensais, assim como todo o calendário de ações promocionais, incentivos de vendas e eventos para a sua academia.

Tudo isso vai contribuir bastante para você ter mais sucesso em janeiro.

Aliás, pela minha experiência de mais de 15 janeiros à frente da gestão de academias, posso afirmar com propriedade: quando abrimos bem o ano, com muitas vendas e com aumento de ativos, há uma tendência natural de que todo o primeiro semestre seja mais promissor e certamente passará pelos meses de baixa com mais tranquilidade. Contudo, o inverso é perigosamente proporcional. Se não vendermos bem em janeiro e se apresentarmos queda de ativos, o ano provavelmente será muito duro, doloroso e desgastante.

Portanto, meus amigos, Feliz Ano Novo. Ou seria Feliz Natal?

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