Manter-se em movimento é fundamental para combater o SEDENTARISMO e promover o bem-estar, saúde e longevidade.
Hipócrates (460-370 AEC)* identificou a importância conjunta da ALIMENTAÇÃO e do EXERCÍCIO e foi o primeiro médico a prescrever exercícios por escrito para um paciente que sofria de tuberculose.
Há uma enorme quantidade de evidências apoiando o exercício como uma medida altamente econômica para a PREVENÇÃO e TRATAMENTO de DOENÇAS.
Conceitos úteis
- SEDENTARISMO se refere a períodos prolongados de baixo dispêndio de energia associados a práticas comuns, como assistir televisão, passar muito tempo no computador ou celular.
- ATIVIDADE FÍSICA é qualquer atividade de lazer ou ocupacional que seja acompanhada por um aumento no gasto de energia em comparação ao estado de repouso.
- EXERCÍCIO FÍSICO consiste na realização de movimentos de maneira planejada e estruturada com o objetivo de promover condicionamento físico e saúde. Exercício é a sistematização do movimento.
Apesar de atividade física e exercício físico possuírem conceitos e aplicações práticas diferentes, eles possuem alguns aspectos em COMUM: quebram o SEDENTARISMO, levam a melhorias no CONDICIONAMENTO físico e diminuem a MORTALIDADE. Existe uma ASSOCIAÇÃO notavelmente consistente de comportamento sedentário com MORTALIDADE por todas as causas.
É claro que um indivíduo pode ser fisicamente ativo, talvez até mesmo seguindo as recomendações atuais de exercícios, e ainda ser SEDENTÁRIO por períodos prolongados, seja no trabalho ou no lazer. Para muitas pessoas, metade ou mais do tempo diário é caracterizado por comportamento sedentário.
Pouco exercício é melhor do que nenhum e até mesmo ficar em pé exibe uma relação dose-resposta com menores taxas de mortalidade.
* AEC significa “Antes da Era Comum”, que corresponde ao período que mede o tempo a partir do primeiro ano no calendário gregoriano..