Olá, leitor, seja bem-vindo a mais um artigo meu na revista Empresário Fitness & Health!
Nesse ano de 2024, venho com novos pensamentos voltado para o fitness e para o personal trainer; com esse artigo especial, vou trazer a ciência prática que tive em relação ao mercado como um todo, unindo a prática da academia com o conteúdo das redes sociais e mostrando como o segmento do mercado anda e seus pontos fortes.
Acompanhe o artigo e vamos crescer juntos!
O mercado da consultoria online
O ano de 2023 nos mostrou que o mercado fitness está expandindo ainda mais, seja em academias, nas mídias sociais, novas marcas e produtos e, claro, o personal trainer e seus diversos serviços como a consultoria online.
O número de consultorias online cresceu muito: para cada 7 personal trainers, 5 fazem consultoria online, segundo uma pesquisa de campo da AMC Sports.
Mas como nasce uma consultoria? Quais métodos utilizar? Como se vende isso?
Consultoria online: sua empresa fitness sem fronteiras
Através dessas perguntas, entendemos que, para se ter uma consultoria online, é necessário ter planejamento, base específica de ação e métodos bem alinhados, porque não adianta ter a ideia sem ter a direção ou como agir.
Para isso, pensei em três pontos importantes que vão te ajudar a constituir sua consultoria online, seguindo esses processos você, com toda certeza, terá uma base sólida de clientes.
Vamos lá!
Quem é você? Qual o seu método?
Aqui nós entramos na questão de você conhecer justamente qual é o seu método de trabalho e como você gera resultado e conhecer seu público específico.
Como vou divulgar algo do bodybuilding se eu não treino igual a eles ou não sei o caminho para chegar lá?
Como vou vender emagrecimento se o objetivo da maioria dos meus alunos é hipertrofia e o conteúdo se direciona para isso?
Entenda sua forma de atuar e como você vai falar com esses públicos e qual o momento exato para falar com eles.
Como você organiza seu processo de trabalho?
Esse ponto trata de como você faz a montagem de treinos, divulgação, venda, pós venda, lista de interessados, dentre outros pontos.
Aqui vale lembrar de uma coisa: quanto custa sua hora aula?
Será que para montar um treino online você está gerando lucro para você mesmo?
Se sua consultoria e acompanhamento te consomem grande parte do dia, você pode estar perdendo dinheiro.
Crie processos que facilite seu trabalho e obtenção do resultado, não estou me referindo ao “copia e cola”, mas, sim, a processos que se repitam sem muito esforço, formas práticas para seus alunos resolverem determinado problema.
Como é o seu pós-venda?
O importante aqui é crescer sem necessariamente vender para todos, mas, sim, fidelizar quem está com você, otimizando a relação aluno x professor e cliente x empresa.
Pense como você pode coletar feedbacks, resultados e entender a necessidade do seu cliente atual e do seu futuro cliente.
Cliente atual: porque ele comprou? O que deu certo com ele que posso usar como divulgação e venda? Quais pontos posso usar para melhora no processo de renovação?
Futuro cliente: quem me acompanha busca o quê? Qual case atual posso usar para atraí-lo? Como inicio uma conversa com determinado público?
Você pode perceber que são pontos simples que formam sua empresa/consultoria, não são necessários grandes investimentos iniciais, basta começar com o que tem e estruturar estratégias.
Espero que você tenha apreciado esse artigo, trouxe a minha vivência prática e a ciência do negócio para ajudar você a pensar fora da caixa e criar sua consultoria online.
Estou planejando grandes conteúdos pela frente para a REF&H, acompanhe e vamos crescer juntos!
Não se prenda, veja as oportunidades, juntos podemos gerar mais resultados.