Olá, empresários e empresárias do mundo fitness. Quanto tempo! Estou de volta após um marco na minha vida profissional. Enfim, após 35 anos de profissão tive a oportunidade de realizar o que chamam de um Ano Sabático. Um período longo de grandes reformulações internas, cuidados com a saúde física e mental, realinhamentos emocionais, autoconhecimento, muitas reflexões, novos conhecimentos e correções de rota. Além de buscar um pouco mais de sabedoria, tive um “plus” ainda mais importante: um casamento recente com uma pessoa muito especial que agora completa com chave de ouro todo esse novo ciclo. O que poderia ser o começo de uma aposentadoria, esse ano sabático marcou o início de uma nova fase ainda melhor do que a anterior. Um recomeço, renovado, reinventado, mais maduro, com mais ideias, com mais energia e foco. Keep Going!
Você já tirou um Ano Sabático?
Estamos chegando ao fim do ano de 2023. Tempo de preparativos para o Natal, festas de fim de ano, encontros com os amigos e colaboradores da empresa, momentos especiais com a família, balanços e planejamentos. Muitos escolhem esse período para tirar umas férias. Nem que seja uma semana ou dez dias. Mas quem já conseguiu se programar efetivamente e se permitiu tirar um Ano Sabático? Empresários e grandes empreendedores, cada vez mais, pelo mundo, estão se programando e se permitindo ter esse período tão especial e produtivo, mesmo que seja no chamado “ócio criativo” como já descrito por Domenico de Masi.
O que é o Ano Sabático?
O Ano Sabático, na Torá e na Bíblia, considerados os livros sagrados para os Judeus e Cristãos respectivamente, representa uma lei estabelecida por Deus e seguida na lei civil e como cerimonial pelos judeus que, de 7 em 7 anos, a terra que tinha sido utilizada pela economia agrícola deveria descansar por um ano. Então, os agricultores e as pessoas em geral eram proibidos de plantar durante este ano sabático para justamente a terra poder se recompor e se preparar para novas temporadas produtivas de cultivos. Nas Escrituras Sagradas, Deus estabeleceu uma forte relação com o descanso desde o relato da sua Criação, onde foram seis dias de trabalho para criar e um de descanso. E assim, determinou que o homem também replicasse como padrão na gestão do seu tempo na terra, principalmente em relação ao trabalho e à importância do descanso.
O Ano Sabático no mundo corporativo
O Ano Sabático não necessariamente precisa ser de um ano exato, nem perto disso. Pode ser qualquer período estabelecido por cada um que tenha o projeto de realizá-lo. No mundo corporativo, principalmente nos dias de hoje, altamente competitivos, falar de um tempo de pausa, de um período ausente para depois retomar o trabalho ainda é visto de forma muito preconceituosa. Para muitos, denota preguiça querer tirar férias prolongadas, ser folgado, fazer pouco caso com o serviço e não estar comprometido com a empresa. O ativismo exagerado, trabalhar demais, muitas vezes ter 12 até 16 horas de trabalho por dia parece “estar na moda” e “vendem a imagem” de ser altamente produtivo e bem-sucedido. É comum, mesmo que não seja verdade, vários empresários e profissionais afirmarem que trabalham demais, que o dia está sempre corrido, que estão “no corre”, que não conseguem nem respirar etc… Realmente talvez um dia não consigam respirar mesmo. A saúde vai pagar um preço, tanto na parte física, mental e emocional.
Preparação para um Ano Sabático
O período sabático tem que ser entendido como um período de transição. É um marco. Não são simples férias. Não pode ser contado como apenas um descanso. Tem que sair de uma situação anterior para uma renovação, um upgrade, uma melhoria, uma mudança de rota em comportamentos, atitudes, conhecimentos ou uma forma de encarar novos desafios. Um período sabático pode acontecer em diversas fases da vida: em um momento de demissão depois de anos trabalhando em uma empresa; quando se quer mudar de setor para buscar uma nova direção e perspectiva profissional; após uma falência de um negócio mal sucedido; em uma situação caótica como a que tivemos com a Pandemia; atravessando um problema grave de saúde que de forma forçada precisará ter um tempo para se recuperar e após, se possível, encaixar um período sabático para realinhar a rota, se equilibrar para retomar; ou após anos de trabalho, chegando na aposentadoria, querendo se reposicionar através de um tempo de pausa para se autoconhecer, estudar, contemplar, refletir e saber qual novo caminho seguir; entre outras possibilidades.
Responsabilidades e Projeto
Pensar em realizar um período sabático requer também muitas responsabilidades e principalmente um bom projeto. Algumas perguntas são fundamentais para colocar esse projeto em andamento:
- Qual o propósito do seu período sabático?
- Qual o tempo que você pretende e pode dispor para realizar este período?
- Você tem recursos financeiros para manter seus gastos pessoais, familiares e da sua empresa (se ela estiver em funcionamento) durante todo seu projeto sabático?
- Caso a sua empresa esteja ativa, funcionando normalmente, você tem um time de colaboradores bem treinados e gestores competentes para tocarem seu negócio durante seu período sabático?
Se você sentir que o momento de tirar um período sabático chegou, faça seu projeto, busque alternativas, peça ajuda para pessoas competentes e experientes, mas não desista. Você, sua vida, seus relacionamentos e seus negócios poderão mudar para melhor de forma significativa. Atravesse a ponte sem olhar para trás, sem medo de ser feliz!
Case diferenciado de Ano Sabático
Um case bem inovador e diferenciado no meio empresarial de períodos sabáticos constantes durante os anos de trabalho foi apresentado em uma palestra do TED TALKS, que é uma conferência internacional que fala sobre tecnologia, entretenimento e planejamento.
O vídeo é do Stefan Sagmeister, um designer gráfico austríaco, com estúdio em Nova Iorque, com vários colaboradores, que ficou muito famoso depois que fez capas de discos de bandas famosas dos anos 80 e 90, como dos Rolling Stones, Lou Reed, entre outros.
Em resumo, ele fala que todos nós precisamos tirar um tempo só para nós mesmos para sermos mais produtivos. Stefan Sagmeister diz no vídeo que divide a nossa vida em 4 fases: 1) anos de aprendizado; 2) anos de trabalho; 3) anos de prosperidade e 4) anos de aposentadoria. Ele fez uma previsão de ter 15 últimos anos de aposentadoria, decidiu pegar 5 desses anos e colocar entre os anos de trabalho onde a cada 7 anos ele tira 1 ano sabático.
No final de cada 7 anos de trabalho a empresa dele literalmente inteira fecha e deixa de trabalhar durante 1 ano. Todo mundo fica liberado para viajar ou para ficar em casa ou para fazer o que quiser porque ele acredita que esse tempo sozinho, sem pressão de trabalho, sem pressão social serve muito para que todos vejam o mundo de outra maneira. Sendo assim, a vida pessoal, a vida profissional, a criatividade e os relacionamentos melhoram. Vale a pena ver o vídeo, pois ele explica melhor como ele faz, dá exemplos do sucesso e outras dicas.
Assista abaixo ativando as legendas em português!
Detox de redes sociais
É claro que esta é uma realidade muito diferente. No nosso mercado não existirá nunca a possibilidade de fecharmos as academias por completo durante 1 ano inteiro a cada 7 anos. Mas podemos pensar que empresários, gestores e talvez alguns colaboradores possam, ao menos eventualmente, planejar ter um período sabático com responsabilidade, com propósito e projetado sem prejuízo para a empresa. Se todos nós conseguirmos pegar pelo menos a mensagem central da importância de termos mais tempo livre para momentos felizes, sozinhos para pensar, criar, refletir, ler bons livros (hábito cada vez mais raro hoje em dia) estudar novos conhecimentos, ir para a praia, apenas caminhar, ter mais tempo com a família e com amigos, realmente viver o fim de semana, sem trabalhos em casa e principalmente fazer um DETOX DE REDES SOCIAIS!
Opa! Esse tema merece uma coluna inteira e farei isso na próxima, já em 2024. De nada adianta tirar um Ano Sabático estando dentro de redes sociais. Seu tempo será roubado. Seu projeto irá para o saco. Você será envolvido com vários assuntos de trabalhos, aguçado por algoritmos que vão te dopar, excitar, deixar ansioso, algumas vezes deprimido e principalmente tirará seu foco do que é mais importante: Você e seu projeto de transformação!
Durante todo meu Ano Sabático, que foi mais de um ano, eu saí de TODAS as redes sociais. Não postei e não olhei nada. E acreditem: existe vida fora das redes sociais. E vida boa e muito mais saudável! Voltando às raízes das amizades verdadeiras, dos telefonemas, das boas conversas, de livros e textos longos para se aprofundar e refletir, das mensagens diretas para as pessoas certas, da privacidade, do seu tempo respeitado e muitas outras vantagens.
Escreverei sobre tudo isso já em Janeiro de 2024 e muitas outras novidades que trarei do lado de cá da minha cabeça pensante “fresquinha” do meu Ano Sabático!
Fofão is in the house again!
Feliz Natal e um 2024 maravilhoso com um ciclo novo cheio de energia e coisas boas!
Seguindo firme na missão! Keep Going!