Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Glossário de negócios

Colunista: Tufic Derzi

Publicidade

Nesse primeiro semestre de 2023, inovei na disciplina Estratégia Competitiva que ministro na graduação superior em Administração.

Começo o semestre tradicionalmente ensinando alguns conteúdos inerentes à disciplina, igual a todos os docentes. Mas depois, por sete aulas, convidei amigos que são gestores, diretores ou o foram, para ministrar palestras contando as estratégias que os levaram ao cargo e ao $uce$$o profissional. Aprovação máxima com essa ação!

Mas na última palestra – Inteligência de Mercado – percebi que meus alunos desconheciam alguns termos utilizados pelo palestrante. Com isso, ao final da palestra, esclareci essa necessidade. Daí veio a ideia de colocar abaixo, alguns conhecimentos que você deve ter e sugiro, ainda, que você leia todas as minhas colunas publicadas, para receber essas “pílulas do conhecimento profissional”:

BREAK EVEN POINT ou apenas BREAK EVEN (Ponto de equilíbrio): quando receitas e despesas se equivalem.

BRIEFING: informações básicas que uma agência de propaganda procura obter de um cliente (conta) para desenvolver corretamente a propaganda.

BUDGET: orçamento, plano orçamentário ou valor disponível em uma campanha.

BUZZ MKTG: trata-se de “uma das novas estratégias de MKTG, que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de MKTG para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas”, conforme Arthur Little, pela Wikipédia.

LEI DE PARETO: em geral, 20% dos seus clientes equivalem a 80% da sua receita.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar