A definição ou redefinição do modelo de negócio é fundamental para o sucesso de qualquer academia. Os estúdios e academias-clube estão em alta no mercado brasileiro. Os estúdios pela experiência personalizada e resultados que entregam e as academias-clube por ser um centro de lazer e não somente uma academia.
Se você tem uma academia com espaço suficiente para várias modalidades, tem tudo para transformá-la em um modelo de negócio de alto índice de fidelização.
Os clientes das academias-clube buscam um oásis, um lugar para praticar atividade física, mas também para socializar. Entendendo isso, os dois pontos fundamentais da sua arquitetura são:
- Proporcionar espaços de exercício para diversas faixas etárias.
- Ter várias áreas de convivência com atrativos para toda a família.
As crianças
A piscina costuma ser o carro-chefe para as crianças, mas as possibilidades de atividades para os pequenos são enormes: lutas, aulas coletivas, jogos, iniciação esportiva, entre outros. Mas também há a oportunidade de ter espaços para fazer lição de casa, aprender culinária, jardinagem, música, arte e por aí vai.
Os adolescentes
Essa é a faixa etária mais complicada para manter na academia. Mas o adolescente gosta de estar com a sua turma: crie espaços de convivência e diversão mais reservados ambientados para agradar especificamente esse cliente. E na parte do treino, coloque aulas que os desafiem, sem ser infantis.
A terceira idade
Muita gente liga automaticamente pessoas mais velhas à hidroginástica. Claro que ela é bastante procurada, mas lembre-se que sua academia inteira pode trazer benefícios enormes aos mais velhos. Quem inicia a atividade física tardiamente precisa encontrar um espaço de musculação que seja acolhedor e serem orientados a praticar várias modalidades. Uma vez que eles comecem, são o cliente mais fidelizado.
Além das áreas de treino e áreas sociais, uma academia-clube deve proporcionar várias conveniências, como lanchonete, loja, co-working, salão de beleza, barbearia, mas sempre com muito cuidado na arquitetura para que esses espaços, muitas vezes terceirizados, proporcionem a mesma experiência de visual e de serviço que a parte de exercícios. Use a criatividade para transformar o seu espaço através da arquitetura e aumente o seu lucro!!!
Coloque a Arquitetura como parte da sua gestão estratégica, use a Trilha da Experiência sem moderação!
Bom projeto!